Não me peça calma

Natália Temístocles
1 min readOct 12, 2024

--

Não me peça calma

Não me peça gentileza

Não me peça leveza

Não me peça harmonia

Não me peça um pouco de paz na minha companhia

Não me peça!

A vida não tem me oferecido nenhuma de suas súplicas, por que, afinal, eu deveria ceder a elas?

Eu já não sei o que é leveza desde quando podia flutuar no colo de meus pais

No tempo em que eu podia despreocupada dormir em qualquer lugar e acordar na minha cama, sã e salva

Não me peça leveza, enquanto carrego o fardo do mundo nas minhas costas

E não diga que é exagero! Sou eu quem saio todos os dias armada até os dentes, com o peso da minha existência nas costas.

Só eu sei o que é ser um corpo feminino suburbano atravessando lugares e espaços que dizem em letras garrafais e piscantes: você não pertence à isso aqui!

Só eu sei o que é causar estranhamento contínuo nos outros, enquanto você, por não estar na minha pele, acha graça.

Eu não quero mais ser entretenimento, eu quero cair num colo que me escute, que me salve, que me alivie.

Eu não vou salvar ninguém, nem a mim mesma, talvez.

Por isso, não me peça calma, não me peça gentileza, não me peça harmonia.

Daqui em diante o que eu me proponho a ser é apenas uma vadia.

E olhe lá.

--

--

Natália Temístocles

"Escrevo porque tenho medo de escrever, mas tenho um medo maior de não escrever." - Glória Anzaldúa